Powered By Blogger

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Algodão




O algodão é uma fibra branca ou esbranquiçada obtida dos frutos de algumas espécies do gênero Gossypium, família Malvaceae.
O algodoeiro, planta da família Malvaceae é cultivado, no Brasil, em três macroregiões, a Norte–Nordeste (Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Bahia), a Centro–Oeste (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás) e a Sul–Sudeste (São Paulo, Paraná e Minas Gerais). Em todas elas encontram-se diferentes sistemas de produção, desde pequenas glebas, de agricultura familiar, até culturas empresariais, de alto nível tecnológico.
Época de semeadura: é determinada pelas exigências climáticas da planta, em face das condições prevalecentes na região considerada e do ciclo previsto para a cultura (entre 140 e 170 dias, conforme a cultivar). Os pontos fundamentais são garantir umidade e temperatura suficientes para germinação, emergência e desenvolvimento das plantas e, principalmente, tempo relativamente seco na colheita. Na região Sul–Sudeste a maior probabilidade de sucesso ocorre para semeaduras entre 1o. de outubro e 20 de novembro.
Sementes necessárias: conforme a cultivar, 100 sementes deslintadas quimicamente pesam de 8 a 10g. Dependendo do espaçamento e densidade utilizados, e da porcentagem de germinação, são necessários de 13 a 18 kg de sementes por hectare.


Colheita: de 140 a 170 dias de idade da cultura, conforme a cultivar e as condições ambientais e de cultivo. Pode ser realizada manualmente, em uma ou mais vezes, ou por colhedeiras mecânicas. Na manual, são necessários cerca de 25 homens/dia para colheita de 1 hectare. Na mecânica, o mesmo serviço pode ser realizado em 1,5 ou 3 horas, dependendo da máquina. Colher algodão seco e o mais limpo possível e não deixar algodão aberto, no campo, por mais de 10 dias.


Custos e produtividade: culturas razoavelmente tecnificadas têm um custo mínimo de R$1.800 por hectare (safra 2004/05) e podem produzir cerca de 2400 kg/ha de algodão em caroço. Produtividades de 3.500 kg/ha ou mais, podem ser obtidas, porém, com custos acima de R$3.000 por hectare.

Nenhum comentário:

Postar um comentário