Powered By Blogger

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Laranja



Laranja, fruta originária da Ásia, especialmente da China e do arquipélago malaio, é o nome genérico dado a várias frutas que pertencem ao grupo dos citrus (dentro deste grupo estão também o limão, a lima, a cidra, o grapefruit, etc.).

Características
Originária da Ásia Central, no Brasil cultivam-se muitas variedades, em diversas regiões. Árvore de ramos espinhosos, que atinge de 2 a 5 m de altura.
As folhas são perenes, têm um pecíolo alado em forma de pequeno coração. As flores são brancas e dispostas nas axilas das folhas. Os frutos são as conhecidas laranjas.
Dicas de Cultivo
Vegeta e produz satisfatoriamente em regiões com as mais variadas condições ecológicas. Época de plantio: período das chuvas, ou fora dele com irrigação.
Outros Nomes
Esp.: naranjo [agrio], naranjo dulce, naranjo de la china; Fr.: oranger; Ing.: orange tree.
Princípio ativo
Essencias aromáticas, limoneno e linalol, glicosídeos, flavonóides
Propriedades
Antiespasmódica, sedativa, tônico digestivo e sedativo.
Indicações
Insônia, nervosismo, irritabilidade, enxaquecas, dores de cabeça causadas por espasmos arteriais, transtornos digestivos, palpitações cardíacas, desmaios e desfalecimentos.
Toxicologia
As pessoas que sofrem da vesícula biliar devem evitar comer laranjas em jejum. Por sua ação colagoga, provocam um esvaziamento brusco da vesícula, que pode causar ligeiros incômodos abdominais, como peso no estômago ou sensação de distensão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário